Luto

Vivendo a LUTA do LUTO com DEUS

fevereiro 6, 2017

Olá pessoal, sejam bem vindo ao nosso blog… fiquem bem a vontade para comentar, relatar e compartilhar tudo que o seu coração permitir…

Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.
Gálatas 6:2

Acredito que de todas as dores que a vida pode causar, a dor do luto parece ser a mais intensa. É uma dor que dói no profundo da nossa alma, aperta o peito, esmaga o coração, arranca lágrimas dos nossos olhos e assola nossas vidas. Todos nós, em um determinado momento da vida, teremos que enfrentar essa terrível dor, não existe nenhuma família que escape desse drama. Em qualquer situação que seja nunca será fácil lidar com a dor do luto, imaginarmos que deixaremos de conviver com aqueles que amamos ou que podemos perder todas as expectativas de encontrar aquele bebezinho que tanto esperamos e amamos mesmo antes do convivio, nos causa um profundo sofrimento, uma angústia e uma tristeza imensurável, afinal todos somos humanos e estamos expostos a esses horrorosos sentimentos. Quando estamos vivemos este luto é impossível não se entregar a todos esses “horrorosos sentimentos” como costumo dizer, pois ninguém é de ferro.
Mas precisamos crer, ter muita fé e seguir em frente deixando em nossos corações todas as boas lembranças, para isso, existe apenas um caminho, é necessário nos agarrarmos em Deus, pois só ele é capaz de consolar, confortar e nos fortalecer no momento do luto, ele enxugará dos nossos olhos toda a lágrima, dizendo que o nosso choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria virá pela manhã!
Não estamos órfãos. Não caminhamos sozinhos pelos vales escuros da vida. O Espírito Santo consolador está em nós e intercede por nós todos os dias.
Não seremos a primeira e nem a última pessoa a passar por esta triste experiência. A morte faz parte do ciclo natural do ser humano, sendo assim, podemos escolher entre ficarmos sofrendo e revoltado com Deus por não termos mais a pessoa conosco ou podemos agradecê-lo por ter nos dado o privilégio de conviver com alguém tão especial, nem que tenha sido por alguns meses no ventre ou por uma vida inteira.
Na palavra de Deus diz; “Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos” (Isaías 57:15).
O próprio Senhor Jesus chorou quando seu amigo Lázaro morreu. A Bíblia diz que ele “gemeu no espírito e ficou aflito”, e logo depois “entregava-se ao choro” (João 11:33,35), sendo assim é totalmente compreensível que sofremos com a morte.
Chorar e ficar de luto quando perdemos alguém que amamos, não é sinal de fraqueza ou falta de confiar em Deus. O rei Davi também chorou quando seu filho Absalão faleceu e clamou: “Oh! Que eu, eu mesmo, tivesse morrido em teu lugar” (2 Samuel 18:33). Porém, devemos confiar que Deus é soberano, que as colunas de sustentação da nossa esperança são formadas por três verdades essenciais do Cristianismo. A primeira delas é que Jesus ressuscitou dentre os mortos e triunfou sobre a morte. Agora, a morte não tem mais a última palavra. A morte foi tragada pela vitória! A segunda verdade é que Jesus voltou ao céu e enviou o Espírito Santo, o Consolador, para viver  sempre conosco. O Espírito Santo consolador está em nós e intercede por nós ao Deus que está no céu. A terceira verdade é que Jesus vai voltar gloriosamente para buscar sua igreja. Naquele glorioso dia, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e os que estiverem vivos serão transformados e arrebatados para encontrar o Senhor Jesus nos ares, e assim, estaremos para sempre com o Senhor. Com essas verdades, a nossa tristeza se torna menos pesada. Como diz a Bíblia: “você não estará pesaroso como os demais que não têm esperança” (1 Tessalonicenses 4:13).

Se você estiver passando pela dor do luto, saiba que Deus quer ser o seu pai, o seu consolo e seu melhor amigo. Se você buscar ele de todo o seu coração, em oração e depender completamente dele, suas forças e fé serão renovadas e Ele trará de volta sua alegria de viver. E a Bíblia promete que “Ele mesmo te sustentará e jamais deixará que você seja abalado” (Salmo 55:22).

Talvez também gostes

1 Comentário

  • Reply Dani fevereiro 7, 2017 at 9:31 pm

    Amor te amo

  • Deixar uma resposta